domingo, 2 de novembro de 2008

Internet na literatura ou literatura na internet?

A Internet é o reflexo da evolução vivida nos meios de comunicação no Brasil. Trazida em 1995 pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia). Desde então, diariamente temos várias novidades em acesso e disponibilidade. Com isso a literatura tomou novas formas. Antes tínhamos livros que eram o meio de levar a literatura, já hoje, temos livros e milhares de sites que disponibilizam downloads de livros, comentários de escritores, lançamentos, debates, enfim, um universo de acesso à literatura foi iniciado com a Internet. Mas apesar dessa amplidão as pessoas não se sentem muito confortáveis com esse universo. Confira os comentários dos entrevistados que são fãs da boa literatura brasileira.



" A evolução é uma coisa inevitável. Temos que nos adequar. Eu gosto da Internet, mas não abro mão de ter um livro em mãos. Ele eu posso levar pra todo lado, a Internet ainda limita essa disponibilidade."



Luiza Aberth, 23 anos, estudante de Letras.


" Amplidão é a palavra mais certa para determinar o que a Internet trouxe para a literatura. hoje temos acesso à tudo, bibliotecas, comentários, futuros lançamentos. É muita evolução."


Pedro Paulo, 27 anos, blogueiro.


" Hoje tem espaço pra todos. A Internet não pode roubar ou mudar toda a história que a literatura trouxe. Ela veio para acrescentar, não diminuir, basta do olhar que temos a respeito disso. A Internet propicia a pulverização da leitura, a acessibilidade da Internet não chega a ser total, já a uma cópia impressa, pode circular em muitas mãos."


Juliana Lima, 35 anos, professora de português.


"Eu tenho fascínio pela literatura, gosto dos romances, romances políticos, contos, crônicas, ahhh tenho uma paixão pela literatura. E a Internet ajuda, te leva além, mas sentir o cheiro do livro velho nas mãos, não tem preço."


Marisa Fernandes, 62 anos, aposentada.



Um comentário:

Gustavo Abreu disse...

A leitura vale mesmo muito a pena.