O Festival de Arte Digital 2009 reuniu obras de artistas de 14 países em um local inusitado, o metrô de Belo Horizonte. O lugar escolhido serviu de palco para estes dias de exposição e trouxe aos belorizontinos obras interativas, shows, performaces e exposições. Quem passou pelas estações do metrô, pode acompanhar o evento que contou com o patrocínio da Natura.
Ricardo Nascimento criador da obra Authority (Autoridade), esteve no festival todos os dias acompanhando a exposição e o movimento das visitas. Autorithy é um vídeo instalação interativo, onde dentro de uma tenda escura, os visitantes puderam "enfrentar" um policial, no mesmo nível de poder, como o criador da obra disse " você estará no mesmo nível de potência que o policial".
Na tenda o policial, reproduzido em uma tela começa a falar com o visitante e pergunta a razão dele estar lá, fazendo uso do seu poder. Se a pessoa que estiver interagindo com o policial não disser nada o oficial se torna maior e maior. Isto continua até que o visitante comece a dizer algo. De acordo com o volume da voz o policial começa a diminuir de tamanho. Desta forma, a relação entre o visitante e o policial passa a ser igualado, de acordo com a reação e impostação da voz, tudo isso medido pelos decibéis emitidos pelos sons.
A demonstração de como interagir com a criação de Ricardo Nascimento você encontra no vídeo.
Mais informações sobre as obras expostas acesse o site do Festival de Arte Digital: www.festivaldeartedigital.com.br